Podcasts Literários o meu novo Vício

Bem eu devia começar um podcast em vez de um blog, visto que sou melhor a falar do que a escrever. Mas pronto, uma coisa de cada vez!

Venho-vos falar do meu novo vício do momento, podcasts literários. Quis trazer este tema como o primeiro deste blog, porque é possível que neste espaço vá opinar muito sobre livros e cultura no geral, não só por ser a minha paixão, mas porque me formei em artes e não consigo distanciar-me disso.

Não sei se são como eu, mas eu não ouvia de todo podcasts, talvez não soubesse procurar, ultimamente, e devido a estar sempre em viagens, comecei a cuscar este assunto e a ouvir os que encontrava no spotify ou recomendações de pessoas no instagram.

Descobri que adoro ouvir falar sobre livros, sobre processos criativos, sobre histórias… E mais do que simplesmente usufruir destes temas, a quantidade de autores portugueses contemporâneos que tive conhecimento num curto espaço de tempo foi o que me fez apaixonar por esta forma de comunicar.

Os 3 Podcasts Literários que recomendo:

  1. Livra-te
  2. Palavra
  3. Ponto Final, Parágrafo

Adoro o conceito que a Rita da Nova e a Joana Silva criaram, são conversas super descontraídas de pessoas realmente apaixonadas pelo mundo literário e o que este lhes oferece. O que mais gosto é das recomendações e das opiniões literárias, não sei se há mais gente como eu (provavelmente sim), mas por vezes sinto-me perdida no próximo livro que quero comprar ou ler, são tantos, e ajuda-me ouvir as recomendações ou as sinopses e a partir daí decidir. Claro que por vezes só complica porque queres ler tudo o que elas recomendam e não é fácil.

Já agora segue-as nas redes sociais, a Rita da Nova é também autora e escreveu agora o seu primeiro livro de ficção “As coisas que faltam”, estou muito curiosa para ler.

Este é o podcast da Maria Isaac, também autora que tenho uma curiosidade gigante para ler. Está com um novo livro aí à porta, “Quantos Ventos na Terra”, nas livrarias a 6 de março.

Vou ser super sincera, cheguei a este podcast através das redes sociais da autora e da sua brilhante ideia do calendário do advento literário, um projeto que também me levou a conhecer autores nacionais e os seus livros, convidando-os a ler excertos das suas obras e que muito sinceramente espero que continue nos anos futuros. Foi um presente não só para o público da Maria Isaac, mas para o nosso país porque abriu portas e deu espaço aos nossos autores e às suas obras de serem ouvidos, conhecidos e sobretudo lidos.

Neste projeto, a Maria Isaac não aborda apenas os seus gostos literários, mas questões que muitos leitores e não leitores se colocam quando contactam com obras literárias, para além dos episódios onde compartilha o que aprendeu com cada autor que leu, o que abriu horizontes ao meu pensamento critico enquanto leio. Alguma vez se questionaram verdadeiramente sobre o que o livro ou o autor que mais gostam vos ensinou? Ou o porquê de gostarem tanto desse autor?

Ao contrário dos podcasts anteriores, cheguei até este pela recomendação do próprio Spotify, e ainda bem que assim foi. Magda Cruz é uma jovem jornalista, também apaixonada por cultura, principalmente livros. Aborda este tema através de entrevistas, onde dá palco a autores, editores, jornalistas, especialistas, estudantes e amantes de livros para falarem sobre a sua paixão, a importância da leitura para a sociedade e claro os seus projetos, se assim os houver.

Tem uma frase que eu confesso que adoro, “Os ouvidos podem ler? Neste podcast, é possível.”. Será que os ouvidos podem ler? Vão ouvir este podcast e deixem-me a vossa opinião.

Já conheciam estes podcasts? Têm mais para me indicar?

Fico à espera das vossas respostas nos comentários!

Até ao próximo momento de

Deixe um comentário