Sonhar através das obras de Mário Vitória

Sabem quando vão assistir a exposições ou esptáculos sem qualquer expectativa, porque não têm qualquer referência do artista ou das obras que vão contemplar, e saem de lá completamente arrebatados?

Bem, foi isso que me aconteceu! A exposição chama-se Corpus Hermeticum de Luz do artista Mário Vitória e foi exibida no espaço Multiusos da Cerâmica Arganilense.

Quero desde já referir que não conhecia o espaço e é lindíssimo, considero que foi muito bem escolhido e aproveitado para esta exposição e permitiu que toda a curadoria, juntamente com a obra do artista, ganhasse destaque e contribuísse para a exploração de ambientes únicos.

Por sairmos do espaço convencional de uma galeria ou museu, desafiamo-nos a expor de outras formas, mais originais. Neste caso, o espaço selecionado não permitia o recurso a paredes o que trouxe ao espectador uma maior dimensão sobre o olhar da obra, sem quaisquer distrações. A utilização da suspensão das telas no vazio também ajudou o expectador a entrar nestes mundos mágicos, a focar o seu olhar sobre a imagem e a aumentar a dimensão de profundidade que a obra já explora.

Fiquei espantada, devo admitir, por não conhecer este artista e a sua obra, considero que se vai tornar uma referência das artes visuais do nosso tempo, nos séculos futuros e é um artista nacional!

O que mais me agradou na sua arte e o que a torna única, são os universos explorados. No século XXI torna-se difícil sermos surpreendidos por imagens ímpares, tão distintas do que consumimos no nosso dia a dia que nos surpreendem, no entanto, as obras de Mário Vitória têm essa capacidade. Já visitei várias exposições, nacionais e estrangeiras, e posso garantir que nunca vi nada parecido.

A sua arte transporta-nos para mundos fantásticos, através de portais mágicos que reconhecemos nas suas pinturas, universos que se misturam com o mitológico, o real e o absurdo, cores e personagens tão distintos que sem movimento nos contam histórias, que nos fazem querer embarcar nessas aventuras surreais e conhecer mais.

Mário Vitória é um artista visual natural de Coja, Arganil e neste momento o seu atelier encontra-se em Vila Nova de Gaia. Já não poderão assistir a esta exposição, mas as suas obras encontram-se em exibição na Câmara Municipal de Arganil, no Átrio Guilherme Filipe, até 24 de abril de 2023, se conseguirem aproveitem para visitar.

Horário da Exposição:

De 2ª a 6ª feira das 9h às 17:30h

Deixo aqui o website do artista:

https://www.mariovitoria.com/

Através dele também podem conhecer a sua obra, mas não deixem de a ir ver ao vivo, as cores e os ambientes através de uma tela de computador ou telemóvel não são as mesmas e perde-se toda a magia.

Temos artistas maravilhosos em Portugal e espaços expositivos lindos, vamos desafiar-nos a sair um pouco dos centros metropolitanos e conhecer mais do nosso país e da sua cultura. Fica aqui este desafio!

Até ao próximo momento de,

Deixe um comentário