“Ela Disse”, filme dirigido por Maria Schrader, é um relato importantíssimo da investigação jornalística que expôs os crimes cometidos por Harvey Weinstein, produtor de cinema americano. Tornando-se um importante marco na luta contra o assédio e abuso de poder, a investigação do New York Times, contribuiu para o início do movimento #MeToo.
Baseado no trabalho das repórteres Megan Twohey e Jodi Kantor, a longa metragem mostra-nos os bastidores da pesquisa que serviu de base às ações legais movidas contra Weinstein.
A narrativa destaca a importância do jornalismo de investigação, retratando a determinação das protagonistas em confrontar um sistema opressor.
O título She Said é apresentado no filme como um simbolismo à coragem das mulheres que decidiram falar, muitas vezes contra tudo e todos. Os seus testemunhos não nos apresentaram apenas verdades há muito silenciadas, abriram caminho para uma mudança estrutural numa indústria marcada pelo desequilíbrio e inevitavelmente poder.
Reconhecido pela crítica, She Said acumulou diversas indicações e prémios, como a nomeação de Carey Mulligan ao Globo de Ouro e ao BAFTA, e o reconhecimento pelo American Film Institute como um dos melhores filmes do ano 2022. Este reconhecimento reforça a relevância desta obra cinematográfica como um testemunho do impacto que este género jornalístico tem nas mudanças estruturais da sociedade.
No final, She Said não é apenas uma análise a um caso específico, mas um relato de coragem, empatia e responsabilidade coletiva. Um filme que merece ser visto e discutido.
Já viram este filme? Partilhem as vossas opiniões comigo!
Até ao próximo momento de,


Deixe um comentário